CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

Dica de Leitura – Mulheres na Liderança

índice

Apesar de ganhar cada vez mais força, a participação da mulher no mercado de trabalho ainda é menor do que poderia ser. Em cargos de gestão e liderança, por exemplo, elas ocupam cerca de 37% apenas.  Um dos grandes desafios para a próxima década, segundo a Organização Internacional do Trabalho, é o aumento da participação feminina. Estudos da própria OIT indicam que a inserção da mulher no mercado poderia injetar bilhões de reais na economia brasileira. 

Em constante atualização sobre este cenário e empenhada em discutir as peculiaridades do universo feminino em suas diferentes dimensões, a coordenadora dos cursos de MBA em Liderança Feminina Empresarial e Pós-Graduação em Liderança Feminina Social e Cidadã aqui da Pólis, Profª. Esp. Marlene Miguel Silveira Camargo, indica o livro Mulheres na Liderança: Obstáculos de Gênero nas Empresas & Estratégias de Superação (Lucelena Ferreira).

O livro nos conduz num mergulho em um tema que vem crescendo em importância na nossa sociedade, o universo corporativo e suas barreiras de gênero. Com visão aguçada e narrativa leve, Lucelena nos mostra as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em sua trajetória profissional, desde aquelas mais óbvias até as mais imperceptíveis. O livro conta com contribuições de Sylvia Coutinho, Claudia Sender, Luiza Trajano, Leila Velez e Duda Kertész, entre outras, que, entrevistadas por Lucelena, compartilham relatos e perspectivas únicas de mulheres que lutaram e venceram em um ambiente profissional desfavorável.


Em entrevista para o site O Fluminense, a autora destaca “certa insegurança ou baixa autoestima profissional, que afeta especialmente as mulheres, já que nossa sociedade ainda percebe os espaços de poder e prestígio como sendo masculinos. Essa insegurança pode gerar a chamada “síndrome do impostor”, na qual mulheres não se acham aptas a determinado cargo ou função, quando o são”.

O livro explora de forma clara e objetiva um tema complexo e extremamente atual, oferecendo estratégias para a superação. Recomendado a todos, independente de gênero.

Lucelena Ferreira é economista pela PUC-Rio, mestre em Administração de Empresas pela Coppead/UFRJ, doutora em Educação pela PUC-Rio e doutora em Letras pela PUC-Rio/École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. Possui formação em Liderança em Stanford/CA. Atua como consultora empresarial, pesquisadora e professora de pós-graduação nas áreas de Liderança, Ética e Comunicação Empresarial.

Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

No cenário contemporâneo, a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância, pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde, muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica, porém, nem sempre estão preparados para lidar...

A Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitida pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é...

Escolha sua platafroma