CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

3 dicas de como investir em humanização no atendimento à saúde

índice

atendimento a saude de pacientes humanizado

A humanização no atendimento à saúde é um conceito que ganha mais visibilidade a cada dia. A principal ideia defendida pela prática é a necessidade de transferir o olhar da assistência em saúde, passando da doença para o ser humano.

Assim, os profissionais deixam de tratar apenas enfermidades e passam a tratar pessoas, o que gera um grande impacto positivo na experiência do paciente. Atitudes simples, como olho no olho, escuta atenciosa e ambiente tranquilo, já podem representar a humanização.

No entanto, claro, não se limita a isso! Assim como o conceito vem ganhando visibilidade, o papel do paciente no cuidado também tem sido ressaltado, tornando-o um agente central. Continue a leitura e entenda mais!

A importância da humanização no atendimento à saúde

A princípio, foi possível entender o conceito da humanização. Mas quais os benefícios para a área da saúde? A partir do momento em que o foco deixa de ser exclusivamente a doença, é possível assistir o paciente como um todo.

Assim, se ele busca o atendimento para um refluxo, por exemplo, já é possível abordar outras causas, como hábitos alimentares. O que, antes, seria resolvido apenas com a prescrição de medicamento passa a ser tratado mais a fundo, com melhorias globais.

Além disso, nem sempre o que influencia a saúde do paciente está diretamente associado com a queixa dele na consulta. Por vezes, um sintoma físico pode ser a manifestação de algo emocional. Então, não basta tratar queixas, mas, sim, abordar o estado da pessoa como um todo.

As dicas valiosas para colocar em prática

Tendo em vista a importância da humanização, você não quer ficar de fora da prática, certo? Veja as dicas de como tornar o atendimento humanizado!

1. Invista na escuta atenciosa

A escuta é um processo fundamental do atendimento humanizado, visto que permite ao profissional compreender mais sobre a realidade do paciente. Além de ser importante para entender o contexto socioeconômico, é essencial para compreender a percepção do paciente acerca da própria saúde.

Todos esses fatores contribuem para uma melhor elaboração da conduta — que também conta com a participação do paciente! Sem dúvidas, a escuta atenciosa fortalece a relação médico-paciente e garante o atendimento personalizado.

2. Atenda de forma personalizada

Lembra-se de que agora o foco é o paciente? Justamente por esse motivo, a consulta deve ser personalizada para aquela pessoa. Já vimos que a escuta atenciosa ajuda a compreender melhor a realidade, mas qual o retorno do médico frente a isso?

Primeiro, é importante manter a comunicação bem clara, esclarecendo as dúvidas e utilizando uma linguagem de fácil compreensão, de acordo com o entendimento de cada paciente. Esse entendimento por parte do indivíduo não só faz com que o atendimento seja de sucesso, mas também aumenta a adesão à conduta elaborada.

3. Treine toda a sua equipe

Por fim, vale lembrar que a consulta em si não é a única etapa da assistência em saúde. Dessa forma, é preciso treinar todas as equipes que terão, de alguma maneira, contato com os pacientes. 

Na área da saúde, principalmente, os profissionais lidam com momentos delicados e que exigem sensibilização dos colaboradores. Assim, alguns conceitos, como empatia, escuta, comunicação e ambiente acolhedor, devem ser colocados em prática por todas as equipes.

Além de todas as dicas dadas, a humanização no atendimento à saúde também exige o desenvolvimento de algumas habilidades. Sem dúvidas, empatia é a principal delas, mas também podemos ressaltar: educação, paciência, escuta e linguagem. De certa forma, além de melhorar como profissional, ao desenvolver essas habilidades, você também se tornará um ser humano melhor.

Gostou das nossas dicas para a humanização? Então, confira outras para melhorar o atendimento!

Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

No cenário contemporâneo, a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância, pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde, muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica, porém, nem sempre estão preparados para lidar...

A Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitida pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é...

Escolha sua platafroma