CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

4 formas de tornar a aula online mais atrativa

índice

Muitas mudanças significativas ocorreram com a pandemia. Uma delas foi trazer a realidade da aula online para as instituições de ensino, trazendo uma série de desafios para quem estava habituado com o ensino presencial.

Um dos principais é saber como tornar esse momento mais interessante para quem está acompanhando. Afinal, muitos não estavam habituados com esse formato e passam dificuldades para lidar com os conteúdos por meio de telas.

Contudo, essas mudanças virão para ficar. Por exemplo, pode ter certeza que a educação híbrida ganhará ainda mais força nos próximos anos. E os educadores deverão lidar com isso. Por isso, confira 4 formas de tornar a aula online mais atrativa e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

1. Foque no formato online

Um erro muito comum e que torna a aula online menos atrativa é tentar transpor a mesma dinâmica da sala de aula para o ambiente virtual. E isso é um grande erro! Afinal, são formas diferentes de aprendizado.

As demandas são diferentes, os formatos não são os mesmos. No ambiente físico, há uma sala de aula, quadro, o espaço é delimitado, há uma estrutura hierárquica verticalizada (professor fala e alunos respondem, ele em posição de destaque), enquanto a aula online é diferenciada neste ponto, no qual todos estão em igualdade de condições.

Além disso, o modelo tradicional não funciona para o formato de telas, o que pode ser altamente exaustivo para os alunos. Por isso, não deixe de adaptar para esse novo formato.

2. Incentive o debate entre os alunos

Uma forma de trazer uma aula online mais atrativa é incentivar o debate constante entre os alunos. Afinal, nesse ambiente, uma postura passiva pode trazer uma maior desmotivação por parte deles.

Lembre-se que no ambiente online, você estará disputando atenção com outras ferramentas que estão à mão deles, como redes sociais, aplicativos de conversação, entre outros. Por isso, para que eles permaneçam atentos, é fundamental que chame eles para a conversa.

Além disso, esse tipo de postura está em consonância com as metodologias ativas. Elas estão cada vez mais em voga e são fundamentais para trazer melhores resultados para seus processos educacionais.

aula online

3. Leve maior descontração

Lembre-se que você está entrando na casa dos seus alunos quando está realizando uma aula online. E, por isso, para eles, não há a diferenciação dos espaços, tal como acontece quando eles vão para a escola e reconhecem aquele como ambiente formal.

Por isso, uma das formas de trazer maior atenção e, assim, minimizar as chances de que eles fiquem entediados é ter a capacidade de passar o conteúdo de forma mais descontraída (claro, sem forçar a barra!). Então, que tal quebrar essa barreira entre aluno e professor e fazer uma roda de conversa com eles?

Além de trazer um maior engajamento, por meio da participação deles, é possível fazer uma maior aproximação entre você e eles. Mas faça isso como uma troca de ideias.

4. Ofereça conteúdo extra

Outra forma de tornar a aula online mais atrativa é sair apenas da exposição do conteúdo. Trazer itens extras é fundamental para que eles possam ir além e criarem a sua própria forma de aprendizagem (outro ponto fundamental para trazer as metodologias ativas para suas atividades educacionais).

Assim, algumas sugestões de conteúdos que podem ser interessantes são:

  • Livros;
  • Filmes;
  • Séries;
  • Entrevistas;
  • Podcasts;
  • Artigos de blogs que embasam o conteúdo, entre outros.

Tornar a aula online mais atrativa é fundamental para que seus alunos possam ter um processo educacional eficiente e, assim, não percam o aprendizado. Portanto, não deixe de aplicar essas questões, viu?

Quer mais dicas importantes para conseguir prender a atenção deles? Confira outro material imperdível que preparamos sobre o tema e tire suas dúvidas.

Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

No cenário contemporâneo, a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância, pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde, muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica, porém, nem sempre estão preparados para lidar...

A Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitida pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é...

Escolha sua platafroma