CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

Como é o trabalho de um médico anestesiologista

índice

Uma dúvida comum dos médicos recém-formados é identificar qual a área de especialização mais interessante para atuar no momento. Há diversas opções e, portanto, é interessante que você conheça cada uma delas e como realizam suas funções.

Neste artigo, nós vamos mostrar como é o trabalho de um médico anestesiologista, esta que é uma carreira bastante promissora. Assim, você vai entender quais são as responsabilidades desta especialização. Quer saber mais? Continue lendo e tire suas dúvidas.

Monitoramento dos pacientes pré-cirurgia

O anestesiologista tem o papel de realizar o monitoramento do paciente que está em procedimento pré-cirúrgico. Assim, é um dos primeiros que tem contato com o paciente internado, ainda no quarto.

Nesse momento, ele avalia a situação do paciente, verifica se há as condições necessárias para realizar a cirurgia com segurança, minimizando eventuais riscos que podem ocorrer nesse momento, bem como orienta a pessoa sobre todos os riscos envolvidos, deixando-a consciente do que pode ocorrer e tranquilizando-a.

Preparação para procedimentos

Durante a cirurgia, o anestesiologista tem o papel fundamental de realizar a sedação ou aplicar anestesia em uma determinada região. Assim, ele é responsável por realizar os cálculos necessários e aplicar a dose certa de medicação antes de começar o processo cirúrgico.

Mas ele não fica responsável apenas por isso. Ele também fica durante todo o procedimento monitorando os sinais vitais (pressão arterial, pulso, frequência cardíaca, temperatura corporal, entre outros).

Assim, os especialistas podem focar nos procedimentos. Em caso de algum tipo de alteração, será o anestesiologista que ficará responsável por entrar com as intervenções medicamentosas para conter a situação. Por exemplo, se o paciente tiver uma crise hipertensiva, ele deverá entrar com as medicações para controlar o quadro, a fim de evitar complicações para o procedimento.

anestesiologista

Monitoramento pós-cirúrgico

Após o final do procedimento, o anestesiologista também é o profissional que vai acompanhar o paciente durante a sua imediata recuperação, seja na sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) ou, então, quando ele é conduzido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até que seja possível identificar a plena recuperação do paciente no pós-anestesia, ele deverá ficar próximo. Isso porque complicações no pós-cirúrgico podem ocorrer e ele deverá intervir, caso seja necessário.

Auxílio nos tratamentos paliativos

Outro ponto importante que o médico anestesiologista trabalha e que poucas pessoas têm ciência é a atuação dele nos tratamentos paliativos e suporte em casos de dor crônica. Ele consegue, assim, modular as medicações necessárias para gerar melhor qualidade de vida e cuidados com aquela pessoa.

Assim, o anestesiologista atua junto com a equipe médica para trazer maiores cuidados. Consequentemente, é possível trazer maior dignidade para esse paciente, tendo um papel importante para os cuidados paliativos.

Com isso, você pode ver que o trabalho do médico anestesiologista é de bastante responsabilidade, não é mesmo? Afinal, há muitas questões ali em jogo. Por isso, é fundamental que seja um profissional seguro, comprometido e que tenha um profundo conhecimento sobre o que está fazendo em seu dia a dia.

Para isso, escolher uma boa especialização é fundamental. Se você ainda está em dúvidas se vale a pena, aproveite e confira nosso conteúdo com 4 vantagens de fazer uma especialização em anestesiologia e tire suas dúvidas.

Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

No cenário contemporâneo, a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância, pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde, muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica, porém, nem sempre estão preparados para lidar...

A Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitida pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é...

Escolha sua platafroma