CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

Como atuar com biossegurança na área alimentar?

índice

Os cuidados com a área da saúde são cada vez mais importantes. Vimos na pandemia o quanto ter os cuidados com bem-estar são fundamentais para prevenir eventuais problemas no futuro. E, portanto, são áreas que ganham maior visibilidade e oportunidades de mercado.

Uma das possibilidades de atuação na área de saúde é com biossegurança na área alimentar. Conhece essa possibilidade? Saiba mais sobre o tema a seguir!

Realize o curso para aprender sobre o tema 

Um primeiro passo para atuar com biossegurança na área alimentar é especializar-se nessa área e obter maior sucesso. Profissionais da área de saúde, que são os mais indicados para assumirem funções dessa natureza, ou áreas correlatas (como profissionais de gastronomia, profissionais de hotelaria e engenheiros de alimentos). 

Mas afinal, qual o curso que permite a você trabalhar nessa área? Nós da Polis oferecemos, por exemplo, a pós-graduação em Segurança Sanitária em Serviços de Alimentação Coletiva, totalmente feito por modelo EaD. 

Por meio dele, os profissionais aprenderão questões tais como: 

  • Análise de toda cadeia de fornecimento de alimentos; 
  • Análise de matéria-prima; 
  • Acompanhamento de rede atacadista e varejista; 
  • Atuação junto aos estabelecimentos públicos ou privados; 
  • Gestão de cadeia produtiva; 
  • Regularização da mão de obra; 
  • Contabilidade e tributos na área de alimentos. 

Por meio disso, é possível ter os aprendizados necessários para poder colocar em prática os cuidados com biossegurança em alimentos.

biossegurança

Busque estabelecimentos da área alimentar 

Após a formação na especialização, você terá os conhecimentos, inclusive, sobre a legislação vigente, para adoção de cuidados de biossegurança durante as práticas profissionais no dia a dia.

O mercado para os profissionais que desejam atuar com biossegurança alimentar podem atuar como:

  • presença na colheita de alimentos;
  • presença em armazenamento de alimentos nos mais diferentes estabelecimentos (como restaurantes, rede hoteleira, estabelecimentos de vendas de alimentos, entre outros);
  • cuidados em armazéns de alimentos;
  • áreas que manipulam alimentos no dia a dia, entre outros.

Com isso, o profissional poderá intervir de forma proativa para evitar problemas que possam gerar questões de saúde coletiva e individual e, assim, garantir o cumprimentos das legislações e dispositivos trazidos pelos órgãos governamentais (municipais, estaduais e, incluindo, a Anvisa).

Assim, é possível garantir a adequação para as empresas, podendo atuar tanto internamente, ou seja, como contratado por esses estabelecimentos, quanto em uma consultoria focada para adequação de estabelecimentos alimentícios.

Realize concurso público 

O profissional que deseje trabalhar com biossegurança alimentar e queira estar do outro lado da moeda, ou seja, atuando para fiscalização no dia a dia, você deverá prestar concurso público para atuar nos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária.

Neste caso, você deverá estar atento para os editais lançados pelas instâncias municipais, estaduais e federais, para atuar fiscalizando os estabelecimentos alimentícios, a fim de verificar se estão cumprindo as normas vigentes e, caso contrário, atuarem nos empreendimentos.

Além disso, muitos profissionais concursados trabalham também em comissões para definições de novas normas e regras. Isso dependerá, inclusive, do tipo de especialização que você tenha, de forma que profissionais que tenham maior conhecimento terão mais chances de serem chamados.

Atuar na biossegurança de alimentos é fundamental para cuidados com saúde coletiva e evitar eventuais contaminações, intoxicações, entre outros problemas que podem colocar em xeque o bem-estar de indivíduos e comunidades. Por isso, é importante que você tenha conhecimento sobre o tema. 

Para saber mais, faça nossa especialização! Saiba mais sobre o curso em nosso site e tire suas dúvidas!

Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

No cenário contemporâneo, a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância, pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde, muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica, porém, nem sempre estão preparados para lidar...

A Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitida pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é...

Escolha sua platafroma