CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

Memes em sala de aula: como usar essa ferramenta ao seu favor?

índice

Você com certeza já deu boas risadas com os memes da internet, não é mesmo? Ícones como: Nazaré Tedesco, Joelma e Gretchen, estão na linha de frente para tirar boas risadas dos usuários da internet brasileira, principalmente das redes sociais.

Mas já parou para analisar a possibilidade de utilizar esses memes dentro do ambiente de estudos? fotos, vídeos, frases, etc, que podem trazer humor e ironia para seu método de aprendizado.

Neste artigo falaremos um pouco sobre os memes, e a utilização deles dentro do processo de aprendizagem, e como eles podem contribuir. 

O que são os memes?

Apesar de contemporâneo, semeado principalmente pela geração X e Z, o termo meme vem da Grécia antiga, e significa imitação. No mundo da internet, os memes são mensagens cômicas, muitas das vezes em tom irônico, que viralizam dentro da comunidade – ou seja, impactam muitas pessoas.

Os memes são responsáveis por fazer com que os usuários da internet acompanhem de forma indireta demandas efervescentes da atualidade, além de expressar pensamentos e sentimentos que pessoas não conseguem verbalizar, mas que são altamente entendíveis.

Conheça as formas utilizadas pelos humanos para aprendizado.

A psicologia divide a metodologia de aprendizagem dos seres humanos em três características, podendo elas somarem entre si, fazendo os indivíduos aprenderem de forma mais veloz, e fixando o conteúdo que foi estudado. Esses estilos de aprendizagem são:

  • Visual: Quando o indivíduo possui maior facilidade de aprender utilizando ferramentas visuais, como por exemplo, dar mais atenção a lousa/slide/material utilizado em sala de aula, utilização de check list para estudos, e mania de anotações organizadas para suporte nos estudos.
  • Cinestésico: O aprendizado cinestésico é caracterizado pela inquietação do indivíduo que a possui, vinda de uma energia que o mesmo carrega. A pessoa que carrega a metodologia cinestésica de aprendizado possui mais facilidade em aprender fazendo mapas mentais, direcionando a lembrança do estudo a acontecimentos marcantes (como piadas) e possuem uma necessidade de sempre estarem em movimento.
  • Auditivo: Este é caracterizado pela facilidade do indivíduo aprender com auxílio de ferramentas auditivas, como estudar escutando playlists, com a televisão ligada ou vez ou outra dizer em voz alta o conteúdo que precisa ser fixado.

E agora você está se perguntando, mas afinal, qual ligação entre estudar com memes e metodologias de aprendizado? Definitivamente TUDO.

Memes como forma de estudo.

De acordo com Richard Dawkins, o criador do conceito dos memes, 73% dos usuários da internet foram informados através de um meme, 75% desse mesmo público informa que os memes ajudam a diminuir o stress e 54% confirmam que é possível ter um diálogo diferente do convencional.

Memes podem ser utilizados para apresentar desafios, construir enunciados de questões, instigar discussões, e principalmente, fixar o conteúdo aprendido.

A utilização de uma ferramenta de lazer, somada à metodologia de aprendizagem, pode ser responsável por:

  • Unir os grupos de estudos.
  • Englobar todas as metodologias de aprendizagem através de seus recursos.
  • Fixar o conteúdo de forma leve.
  • Memorizar conteúdos mais complexos.

O que achou da dica de hoje? Para mais dicas como essa continue em nosso blog e saiba como aproveitar ainda mais seus estudos para somar a vida acadêmica e profissional.

Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

No cenário contemporâneo, a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância, pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde, muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica, porém, nem sempre estão preparados para lidar...

A Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitida pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é...

Escolha sua platafroma