CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 94244 1286 SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H ÀS 17H48

Especialização em medicina: 5 áreas que você pode escolher!

índice

Atualmente, cursar uma especialização em medicina é imprescindível para o profissional. Com a concorrência aumentando a cada dia e a tecnologia exigindo mais capacitação, os especialistas são muito valorizados e, assim, podem conquistar salários e posições melhores no mercado.

No entanto, para isso, é importante escolher uma escola renomada e um curso diferenciado para se destacar diante de outros médicos. Quer conhecer as áreas mais promissoras da atualidade? Acompanhe o nosso post!

1. Medicina de trabalho

A https://blog.poliscursos.com.br/medicina-do-trabalho/ é uma área muito promissora da medicina, oferecendo um amplo mercado de trabalho para os profissionais. A demanda é constante, visto que a NR 7 da Secretaria de Trabalho exige que os empregados se submetam a exames médicos na admissão, na demissão e periodicamente.

Na sua atuação como médico do trabalho, você deverá prestar uma assistência integral, com atividades como:

  • realização de anamneses e exames físicos detalhados, para diagnosticar a aptidão física e psíquica de uma pessoa ao trabalho;
  • realização de consultas médicas periódicas, a fim de diagnosticar se a exposição ocupacional a determinantes de adoecimento está comprometendo a saúde do indivíduo;
  • condução de https://blog.poliscursos.com.br/medicina-do-trabalho/ trabalhistas e previdenciárias;
  • em alguns casos, podem também ser executadas vistorias no ambiente de trabalho com a finalidade de inspecionar condicionantes a determinadas patologias, como as colagenoses, lesões por esforço repetitivo etc.

No curso de especialização, você terá a oportunidade de aprender várias matérias com abordagem interdisciplinar. Por exemplo, em Psicologia do Trabalho, há o estudo dos principais estressores ocupacionais e as medidas para preveni-los. Em Legislação Trabalhista e Previdenciária, é possível aprender os principais conceitos jurídicos para orientar seus pacientes corretamente para a requisição de benefícios e para a elaboração de laudos completos.

2. Anestesia cardiovascular e torácica

A medicina, a cada dia, torna-se mais subespecializada. Com o surgimento das novas tecnologias, é preciso ter profissionais com conhecimento técnico aprofundado para a execução e o acompanhamento de exames e procedimentos. Esse é justamente o caso da anestesia cardiovascular e torácica.

Os centros de cardiologia realizam cirurgias extremamente complexas com uso da robótica, de circulação extracorpórea etc. Assim, o domínio de técnicas de estabilização hemodinâmica se torna essencial. Desse modo, o conhecimento geral de anestesia pode não ser suficiente para a prestação de um serviço de excelência.

3. Urgência e emergência

Outra área com grande demanda é a medicina de urgência e emergência. Há, atualmente, uma carência de profissionais com qualificação adequada para fazer o atendimento nas primeiras horas de condições com alto risco de mortalidade.

Muitas vezes, os hospitais acabam recorrendo a generalistas, o que compromete o cuidado com o paciente. Desse modo, os centros de excelência buscam especialistas com pós-graduações renomadas no mercado.

4. Medicina do esporte

Com cada vez mais pessoas incentivando e praticando esportes, o mercado para o médico de esporte cresceu bastante. Afinal, ele é o profissional mais qualificado para o diagnóstico da aptidão física a determinada prática e para a orientação de uma dieta adequada, por exemplo. Além disso, você poderá orientar atletas em relação a doping, bons hábitos de vida, traumas, entre outros.

5. Medicina de família e comunidade

A atenção primária — tanto no setor público quanto no privado — tem crescido significativamente. Afinal, é essencial ter um profissional resolutivo, capaz de um atendimento longitudinal, acompanhando o paciente e sua família por toda a sua vida.

Assim, ele pode cuidar das condições mais frequentes nas crianças, adolescentes, idosos, adultos e grávidas. Esse profissional precisa ser capacitado para a promoção de bons hábitos de vida, cuidado de doenças crônicas, acompanhamento pré-natal, planejamento em saúde, entre outras áreas.

Concluir uma especialização em medicina é, portanto, uma das principais ações para a sua valorização profissional. Então, não deixe de buscar uma instituição que tenha credibilidade no mercado, com professores famosos em suas áreas e extremamente capacitados, como os da Pólis Cursos.

Quer saber mais sobre a nossa metodologia e os cursos oferecidos? Não deixe de entrar em contato com a gente!

Picture of Pólis Cursos

Pólis Cursos

É uma organização fundada e dirigida por professores universitários atuantes há mais de 20 anos em cursos de graduação e de pós-graduação em diversas IES dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, período em que construiram sólida vivência no planejamento e coordenação de cursos.

Leia também...

Abril é um mês que vem marcado por tons azulados não apenas pela mudança na paleta de cores da natureza...

No cenário contemporâneo a saúde e segurança no ambiente de trabalho são questões de extrema relevância pois afetam diretamente o...

No cenário da saúde muitos profissionais têm sua formação baseada na excelência clínica porém nem sempre estão preparados para lidar...

Escolha sua platafroma