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AEE – Atendimento Educacional Especializado

Público Alvo: Graduados nas mais diversas áreas, educadores, gestores, além dos pais e a sociedade em geral com diploma de graduação.

Objetivo: O curso destina-se a graduados que queiram se especializar no Atendimento Educacional Especializado promovido por instituições educativas inclusivas e multiculturais, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.
Qualificar profissionais para a realização de práticas pedagógicas que respondam aos desafios do processo educacional inclusivo e contribuam para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do aluno com deficiência, preparando-os para atuar tanto nas salas de aula comuns das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais e centros especializados
Proporcionar melhoria no processo de inclusão;
Demonstrar a importância do AEE para a sociedade; além de contribuir para que o profissional:
• Elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos.
• Promova discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE).
• Dialogue e elabore materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.

Coordenador Científico: Prof. Rodrigo Ferrete dos Santos

Justificativa: O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Data de Início

24 de Agosto de 2019 - Guarulhos/SP

Vagas

Mínimo de 15 alunos, máximo de 50

Carga Horária

630 horas

Horário das Aulas

Quinzenalmente, aos sábados das 8h00 às 18h00.

Local das Aulas

Faculdade de Guarulhos

Disciplina / Temas do Curso

Salas de recursos multifuncionais.

TGD, altas habilidades, superdotação.

Tecnologia assistiva e comunicação alternativa.

Deficiência visual.

Deficiência auditiva.

Deficiência intelectual.

Deficiência física.

Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade.

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

Inclusão e estudos de casos.

Técnicas e ferramentas de inclusão do def. físico.

Projetos Educacionais I.

Projetos Educacionais II.

Estágio

Metodologia do Trabalho Científico – EaD

A PÓLIS Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço do grupo Universidade Brasil, credenciada pelo MEC. Os cursos de pós-graduação lato sensu, objeto desta parceria, apresentam-se em conformidade com a Resolução MEC – CNE/CES N° 01 de 06 de abril de 2018.