ESPECIALIZAÇÃO EM ANESTESIA CARDIOVASCULAR E TORÁCICA? SAIBA MAIS!

ESPECIALIZAÇÃO EM ANESTESIA CARDIOVASCULAR E TORÁCICA? SAIBA MAIS!

A anestesia cardiovascular e torácica é uma das áreas mais promissoras da medicina. Com o crescimento da prevalência dessas doenças e o surgimento de novas técnicas cirúrgicas e de suporte à vida, o conhecimento especializado será essencial. Assim, o profissional qualificado será disputado no mercado.

Por essa razão, preparamos um post para que você entenda a importância da sua capacitação profissional e conheça um pouco mais essa nova área. Quer saber mais? Acompanhe!

Qual a importância de fazer uma especialização médica?

Você certamente já deve ter ouvido colegas, preceptores e professores falarem que uma especialização é essencial no mercado hoje em dia. Mas você já se perguntou o porquê?

Devido ao desenvolvimento tecnológico de fármacos e equipamento e à pesquisa científica, houve uma ampliação muito significativa do conhecimento médico. Consequentemente, tornou-se imprescindível a especialização do profissional para que ele fosse capaz de oferecer os melhores diagnósticos e tratamentos para os seus pacientes.

Afinal, apesar de os generalistas resolverem grande parte dos agravos mais prevalentes, casos mais complexos demandam um conhecimento técnico aprofundado e específico. Então, é preciso um profissional que se dedique somente àquela área para que ele possa se atualizar constantemente em relação aos avanços.

Por exemplo, o surgimento das cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea modificou as técnicas anestésicas e o monitoramento de dados vitais durante a cirurgia. Desse modo, um anestesista altamente qualificado se torna essencial dentro do bloco.

Vantagem competitiva

Para melhorar a qualidade da oferta de serviços aos pacientes, os hospitais procuram os melhores currículos do mercado. Nesse sentido, uma especialização de excelência proporciona um grande diferencial para o profissional visto que mostra um domínio teórico-prático de determinada área.

Entre um médico com apenas uma graduação e um especialista, o segundo tem uma maior probabilidade de ser selecionado nos mais diversos cenários. Sabemos atualmente que o curso universitário não é suficiente para os desafios profissionais diários, não é mesmo?

Facilidade de inserção no mercado de trabalho

Treinar e capacitar um profissional é extremamente caro para as instituições de saúde. Portanto, elas preferem contratar um profissional que já tenha uma boa qualificação. Desse modo, elas podem economizar recursos significativos.

Uma boa especialização também atesta a sua capacidade de lidar com os mais diversos contextos clínicos de determinada área. Por conseguinte, poderá ofertar um melhor serviço aos pacientes, os quais ficarão mais satisfeitos com um atendimento mais completo. Isso é o que todo hospital ou toda clínica deseja.

Valorização profissional

Uma especialização é um verdadeiro investimento para o profissional. Afinal, todo o dinheiro investido retorna rapidamente com um salário muito superior ao dos generalistas. Isso é especialmente verdade para as carreiras cirúrgicas e anestésicas, as quais apresentam uma maior carência de médicos bem qualificados.

Além disso, como você será disputado no mercado, os serviços de saúde tentarão reter o seu talento. Assim, há uma maior chance de benefícios, promoções e respeitabilidade.

Maior bagagem teórica e prática

Por fim, não podemos falar do maior benefício de uma especialização, o aprofundamento teórico-prático. Hoje em dia, há uma expansão muito grande do conhecimento técnico-científico médico e é muito difícil para um profissional se atualizar com as principais evidências de uma área.

Para isso, existem as especializações. Elas reúnem profissionais reconhecidos no mercado por seu talento e excelência. Assim, eles podem apresentar os principais conceitos, as mais atuais tendências, dicas práticas etc.

O que faz um médico anestesista cardiovascular e torácico?

Atividades desenvolvidas e locais de atuação

Grande parte da atuação de um anestesista cardiovascular e torácico será dentro de um bloco cirúrgico. Ele poderá acompanhar cirurgias dos mais diversos graus de complexidade, sendo responsável pela sedação, controle da dor, monitoramento dos sinais vitais, estabilização hemodinâmica etc.

As cirurgias cardíacas são especialmente desafiadoras para um anestesista, pois contam com técnicas mais complexas. Frequentemente, é necessário reduzir a temperatura do corpo do paciente a fim de reduzir a demanda por oxigênio e evitar as lesões por isquemia.

Isso traz modificações importantes em relação à dose de medicamentos, aos parâmetros vitais, as técnicas de ressuscitação etc. Portanto, o conhecimento do anestesista generalista pode não ser suficiente para lidar com os eventos de um bloco cardiovascular.

Da mesma forma, em procedimentos de altíssima complexidade que exigem a circulação extracorpórea, como os transplantes, esse profissional deverá saber técnicas de hemodinâmicas extremamente avançadas. Para isso, uma especialização é essencial!

Ademais, há uma ampla possibilidade de atuação em cenários mais clínicos do que cirúrgico. Por exemplo, nos centros de terapia intensiva, tem havido uma inserção cada vez maior dos anestesistas nos quadros de plantonistas e horizontais.

Isso se deve ao fato de o avanço tecnológico permitir um suporte mais extenso à vida. Desse modo, frequentemente é imprescindível contar com um profissional com conhecimento profundo de técnicas hemodinâmicas. Nesse sentido, o anestesista cardiovascular e torácico se destaca.

Portanto, é um mercado muito amplo com uma tendência de crescimento acelerado nos próximos anos. Afinal, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de internação e de mortalidade na idade adulta. Com o envelhecimento da população brasileira, certamente haverá um crescimento da demanda nos próximos anos.

Quais os diferenciais da especialização em anestesia cardiovascular e torácica da Pólis?

A Pólis é uma escola comprometida com busca de excelência acadêmica. Nossos professores são profissionais de referência em todo o Brasil e são altamente capacitados para oferecer a melhor educação médica do país.

Além de transmitir o conhecimento e apresentar o melhor da medicina baseada em evidência, eles darão dicas de atuação profissional e de inserção no mercado de trabalho especializado. Desse modo, você poderá se tornar um verdadeiro empreendedor da própria carreira em vez de estagnar em um lugar passivo.

Ademais, todos os nossos cursos foram elaborados pensando no perfil médico, isto é, pessoas que trabalham dezenas de horas por semana. Assim, elas precisam de um curso com uma carga horária compatível e flexível. Na especialização em anestesia cardiovascular e torácica, as aulas ocorrem em uma final de semana a cada mês nos seguintes horários:

  • sexta-feira entre 18h00 e 23h00;
  • sábado entre 08h00 e 18h00;
  • domingo de 08h00 às 13h00.

Nesses horários, você terá a oportunidade de aprender as seguintes disciplinas:

  • anestesia para cirurgia cardíaca;
  • anestesia para cirurgia torácica;
  • anestesia para cirurgia vascular;
  • unidade de terapia intensiva;
  • anestesia e circulação extracorpórea;
  • anestesia no laboratório de hemodinâmica;
  • ecocardiografia perioperatória;
  • metodologia da pesquisa científica.

Portanto, com uma especialização em anestesia cardiovascular e torácica da Pólis, você aumenta suas chances de uma excelente colocação no mercado profissional. Hoje em dia, os serviços de saúde têm procurado médicos altamente qualificados para lidar com os crescentes desafios do atendimento.

Quer saber mais sobre nossos cursos e como eles podem ajudá-lo na sua carreira? Então, entre em contato com a gente!

Compartilhar :