Educação Inclusiva - EaD


Duração :
Até 12 meses
Programa dos Cursos :
São três cursos na área da Educação. Todos eles têm 6 disciplinas comuns. Ao terminar um deles e pretender cursar outro, as disciplinas comuns poderão convalidadas.
Público Alvo :
Professores e profissionais que atuam na educação e em áreas correlatas, que desejam aprofundar seus conhecimentos em educação inclusiva, de forma a melhor atuar junto a estudantes com necessidades especiais e desenvolver projetos específicos.
Data de Início :
31 de Agosto de 2020
1 - A PÓLIS reserva-se o direito de não iniciar a turma se não houver número adequado de alunos para sua sustentabilidade.
2 - Na hipótese de não formar a turma, o valor da taxa de inscrição será restituído ou mantido para futuras turmas/cursos.
Carga Horária :
420 horas
Investimento :
Taxa de inscrição R$ 95,00
+ 12 mensalidades de R$ 95,00 para pagamento na data do vencimento do boleto.
Após o vencimento, mensalidade de R$ 120,00.
Objetivo :
Desenvolver competências que preparem os participantes para atuar com estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em ambientes escolares ou contextos não escolares correlatos, por meio do estudo de concepções sobre educação inclusiva, bem como dos processos cognitivos, dos transtornos de aprendizagem e da necessidade de adaptações do currículo às diversas possibilidades de educação.
Fomentar a formação de profissionais da educação e áreas afins para atuação junto a estudantes com NEE na perspectiva da inclusão educacional e social.
Preparar profissionais da educação e áreas correlatas para que estes desenvolvam habilidades para a compreensão do processo educativo, tomando decisões e participando nas discussões acerca da definição de ações educacionais, considerando a política de inclusão.
Socializar conhecimentos da área de Educação Inclusiva.
Discutir a democratização do espaço escolar para atender estudantes público-alvo da educação especial no ensino regular.
• Propiciar a aquisição de uma visão global, crítica, pedagógica e humanística que envolve a realidade educacional inclusiva.
Instrumentalizar profissionais para o exercício de seu papel como agentes da inclusão socioeducacional dos estudantes, considerando o desenvolvimento e implantação de projetos de educação inclusiva no espaço escolar e na comunidade.
Analisar e desenvolver propostas pedagógicas que atendam os estudantes com diversidades funcionais, com vistas a apropriação do conhecimento a partir de adaptações curriculares e avaliações em processo.
Construir o processo de inclusão do estudante com NEE, a partir de uma visão sistêmica que englobe escola, família e comunidade.
Atender as NEE dos sujeitos-estudantes em salas de aulas comuns, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos por meio de práticas pedagógicas mais democráticas.
Fornecer subsídios teórico-metodológicos necessários para a ação dos profissionais no processo de educação inclusiva e da ascensão ao mercado de trabalho.
Disciplinas :
- Estudos Aplicados e Práticas Pedagógicas;
- Formação Docente para a diversidade;
- Gerenciamento do Tempo e Produtividade na Educação 4.0;
- Relacionamento Interpessoal e Ética profissional;
- Didática e Metodologia do Ensino Superior (Andragogia);
- Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos da Educação Inclusiva e Políticas Educacionais;
- Neurociências Aplicada à Educação;
- Deficiência Intelectual (DI); Deficiência Visual (DV); Deficiência Auditiva (DA); Deficiência Física (DF); Múltiplas Deficiências (MD);
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
- BRAILLE;
- Relações Étnico-raciais e de Gênero;
- Planejamento Educacional, Práticas Pedagógicas e Currículo na Educação Inclusiva – Adaptações Curriculares e Currículo Funcional;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Profissionalização, trabalho e emprego na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Justificativas :
O sistema educacional brasileiro vem, cada vez mais, recebendo e acolhendo estudantes com necessidades educacionais especiais, o que exige, dos educadores, que estes estejam capacitados para reconhecer, compreender e intervir no processo de desenvolvimento educacional deste grupo de pessoas, oferecendo uma educação justa, igualitária e de qualidade. Assim sendo, a pós-graduação em educação inclusiva tem sua justificativa pautada na importância e na necessidade premente da formação de profissionais habilitados e capazes de compreender, numa perspectiva histórica, a conjuntura social, política e econômica presente na sociedade brasileira e intervir, de maneira comprometida, com o fortalecimento do projeto ético-político da prática pedagógica, por intermédio da justiça e equidades sociais, o que requer conhecimentos e habilidades que permitam atuar na educação inclusiva, a fim de corresponder às demandas das atuais políticas educacionais e dos paradigmas inclusivos.
Coordenador :
Simone Flauzino - http://lattes.cnpq.br/9866940203803255

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