Metodologias Ativas para Educação 4.0 - EaD


Palavra do Coordenador :
Duração :
Até 12 meses
Programa dos Cursos :
São três cursos na área da Educação. Todos eles têm 6 disciplinas comuns. Ao terminar um deles e pretender cursar outro, as disciplinas comuns poderão convalidadas.
Público Alvo :
Graduados em cursos de nível superior em IES reconhecidas pelo MEC, em qualquer área de conhecimento.• Aos profissionais dos diversos setores econômicos e produtivos que já atuam como multiplicadores e sentem a necessidade de uma nova abordagem educacional e uso de novas tecnologias e recursos educacionais onde os alunos precisam se tornar protagonistas do seu processo ensino
Data de Início :
31 de Agosto de 2020
1 - A PÓLIS reserva-se o direito de não iniciar a turma se não houver número adequado de alunos para sua sustentabilidade.
2 - Na hipótese de não formar a turma, o valor da taxa de inscrição será restituído ou mantido para futuras turmas/cursos.
Carga Horária :
420 horas
Investimento :
Taxa de inscrição R$ 95,00
+ 12 mensalidades de R$ 95,00 para pagamento na data do vencimento do boleto.
Após o vencimento, mensalidade de R$ 120,00.
Objetivo :
Capacitar profissionais para atuar nos processos de ensino-aprendizagem no sentido de superar os obstáculos e as dificuldades de aprendizagem visando trazer o protagonismo para os alunos, indivíduos com vivência e histórias a serem consideradas no processo ensino aprendizagem.
Desenvolver habilidades de análise e compreensão do processo de construção do conhecimento, partindo do protagonismo dos alunos e das oportunidades de expressão dos mesmos;
Desenvolver competências e habilidades de caráter formativo, inerente ao diagnóstico, a intervenção/prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma estrutura educacional que massifica o aprendizado e desvaloriza a individualidade do aluno;
Capacitar por meio de uma formação interdisciplinar reflexiva e crítica profissional com pós-graduação em educação para práticas pedagógicas valorizando o aprendizado por pares, baseado na solução de problemas e construção coletiva do saber pelas experiências individuais;
Avaliar e intervir como educador nas situações de dificuldade de aprendizagem, viabilizando ações que permitam o aprendizado por meio de fundamentação teórica e práticas relacionadas a individualidade e protagonismo do aluno;
Desenvolver habilidades de análise e compreensão do processo de construção do conhecimento, partindo da valorização da individualidade do aluno e o seu protagonismo.
Disciplinas :
- Estudos Aplicados e Práticas Pedagógicas;
- Formação Docente para a diversidade;
- Gerenciamento do Tempo e Produtividade na Educação 4.0;
- Relacionamento Interpessoal e Ética profissional;
- Didática e Metodologia do Ensino Superior (Andragogia);
- Gestão de Pessoas e Liderança;
- Modelagem da Aprendizagem Ativa;
- Metodologias para Aprendizagem em Equipes;
- Metodologias Ativas para Aprendizagem Individual;
- Modelos de Avaliação para Aprendizagem Ativa;
- Gestão Educacional Democrática e o Projeto Político Pedagógico;
- A Educação, as Gerações e a Escola Virtual;
- Financiamento e Aspectos Legais da Educação;
- Pesquisa Educacional e Transdisciplinaridade
Resolução :
Conforme resolução 01/2018 do C.N.E, o aluno está desobrigado de apresentar TCC.
Justificativas :
As tecnologias proporcionam aos estudantes a possibilidade de estudar de vários modos possíveis, com formas de ensino diferentes e personalizadas, instigando ao aluno a curiosidade de estudar. O aluno deve partir do pressuposto que a escola é apenas mais uma das ferramentas de ensino, mas que seu desenvolvimento depende exclusivamente do seu desempenho. Os recursos para aprendizagem são diversos como, por exemplo, vídeos, testes online, jogos, dentre outros. As ferramentas tecnológicas auxiliam em metodologias de aprendizagens que insiram o aluno no processo de ensino-aprendizagem mais ativo e mais autônomo. Uma das metodologias ativas que serão tratadas neste trabalho é o ensino híbrido, visto que apresenta uma grande característica que é a existência de pelo menos um recurso tecnológico digital envolvido em sua aplicação. Será que os alunos estão preparados para serem protagonistas de um ensino ativo, ou seja, se terão a autonomia de buscar novas informações, se serão capazes de assumir responsabilidade pela própria aprendizagem, se conseguem e/ou se querem sair do mero aprendizado passivo no qual estão limitados a apenas receber o conhecimento, já que foram assim acostumados durante toda a vida escolar. Para que este novo papel do aluno aconteça no novo modelo de ensino aprendizagem, onde todos os saberes devem ser significativos, os professores, educadores, estudiosos da educação e gestores escolares devem assumir papéis diferenciados do centro do saber e serem colaboradores do aprendizado, indicadores de caminhos, apoios nas dificuldades.
Coordenador :
Simone Flauzino - http://lattes.cnpq.br/9866940203803255

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