Perícia Médica - EaD

Perícia Médica - EaD

Duração :
12 Meses
Público Alvo :
Médicos com CRM
Data de Início :
10 de Agosto de 2020
1 - A PÓLIS reserva-se o direito de não iniciar a turma se não houver número adequado de alunos para sua sustentabilidade.
2 - Na hipótese de não formar a turma, o valor da taxa de inscrição será restituído ou mantido para futuras turmas/cursos.
Carga Horária :
360 Horas
Objetivo :
Os objetivos desse curso é preparar o médico para o exame médico-pericial que visa a definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre:

Doença ou lesão e a morte (definição da causa mortis);
Doença ou sequela de acidente e a incapacidade ou invalidez física e/ou mental;
O acidente e a lesão;
Doença ou acidente e o exercício da atividade laboral;
Doença ou acidente e sequela temporária ou permanente;
Desempenho de atividade e riscos para si e para terceiros.
Construir o conhecimento de um conjunto de saberes básicos necessários para a prática da atividade do médico que exerce a perícia médica.

Preparar o aluno para o exercício da especialidade, bem como para a prova de título na Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica.
Disciplinas :
- Legislação Trabalhista Aplicada;
- Legislação Previdenciária Aplicada;
- Doenças Relacionadas ao Trabalho: Dermatopatias, Pneumopatias, Hepatopatias;
- Doenças Músculo Esqueléticas Relacionadas ao Trabalho;
- Doenças Relacionadas ao Trabalho: Neuropatias, Perdas Auditivas e Distúrbios da Fala;
- Doenças Mentais e o Trabalho;
- Perícias Previdenciárias;
- Perícias Trabalhistas;
- Medicina Legal - Fundamentos;
- Provas Processuais, Simulação e Dissimulação;
- Responsabilidade Civil, Penal e Ética Processual;
-Laudos, Relatórios e Pareceres Médicos.
Justificativas :
A perícia médica é atribuição privativa de médico, podendo ser exercida pelo civil ou militar, desde que investido em função que assegure a competência legal e administrativa do ato profissional. O exame médico-pericial visa a definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre: - doença ou lesão e a morte (definição da causa mortis); - doença ou sequela de acidente e a incapacidade ou invalidez física e/ou mental; - o acidente e a lesão; - doença ou acidente e o exercício da atividade laboral; - doença ou acidente e sequela temporária ou permanente; - desempenho de atividade e riscos para si e para terceiros.Por outro lado, o médico perito, através de competente inspeção médica, pode concluir se a pessoa portadora ou não de doença ou vítima de sequela resultante de acidente reúne condições para exercer determinada atividade (ocupação); é o denominado exame de aptidão/inaptidão física e/ou mental.Ainda é considerada tarefa médico-pericial especializada a definição do grau de parentesco entre pessoas, diversos exames especiais para identificar indivíduos, dos mais simples aos mais complexos, como, por exemplo, a identificação através de polimorfismo genômico, cuja prática é esporádica ou excepcional.O trabalho médico-pericial também tem sido requisitado pelos juízes, objetivando definir a existência, grau, natureza e causa de lesões físicas ou mentais sofridas por pessoas que recorrem ao Poder Judiciário, na expectativa da reparação de danos sofridos sob a responsabilidade direta ou indireta de terceiros. Ainda, a Atividade Pericial constitui no Exame Médico de um indivíduo, com objetivo de caracterizar os níveis de comprometimento funcional, de danos e potencial de reabilitação e readaptação, sem finalidade de intervenção no processo de saúde-doença. A medicina legal e perícia médica tem evoluído bastante e se mostrado uma atividade complexa, impondo aos profissionais da área médica, uma atitude diferenciada na busca de conhecimentos e aprimoramentos. Devido a real importância, essa atividade tornou-se recentemente Especialidade Médica.Cabe aqui ressaltar que a presente proposta não tem a finalidade de formar profissionais para atuarem na área didática. Sendo assim, o programa não contempla disciplinas didático-pedagógicas em seu conteúdo, tendo apenas disciplinas de caráter profissionalizante, uma vez que este é o alvo principal do curso.
Coordenador :
Dr. Waldir Favarin Murari - CRM/SP 33616 - RQE 989, 17754 e 37096
Dr. João Daniel Hobeika - CRM/SP 76706 - RQE 25646, 25647, 48630 e 48631

Compartilhar :

INSCREVA-SE

 Sua inscrição foi enviada com sucesso. Entraremos em contato o mais breve possível.
Erro: tente novamente