Taxa de Inscrição – R$ 1.000,00 + 15 parcelas de R$ 1.200,00
O curso visa introduzir o médico nesse universo conceitual, assim como prepará-lo para atuar em Medicina do Exercício e do Esporte. Fornecer os conhecimentos e o treino necessários a uma boa prática na área.
Proporcionar aos alunos o reconhecimento das adaptações morfológicas e fisiológicas do organismo ao treino intensivo e prolongado e das diferentes solicitações exigidas nas diversas modalidades desportivas.
Construir conhecimento de um conjunto de saberes básicos necessários para a prática da atividade do médico que exerce medicina do exercício e o esporte nas suas principais aplicações: avaliação médico-desportiva, aconselhamento desportivo, avaliação e controlo do treino de atletas, bem como nutrição aplicada ao desporto.
A Medicina Esportiva está diretamente ligada a Qualidade de Vida e saúde das pessoas.
A Medicina Esportiva é atualmente referência mundial devido ao apoio da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). E no Brasil o órgão que promove a Medicina Esportiva é a Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte (SBMEE), criado em 1962. As áreas de estudo desta especialidade são especificamente, tratamento de lesões; análise e orientação antes do início da atividade física; avaliação física completa e o diagnóstico do tipo ideal de esporte, para cada pessoa de acordo com o seu biótipo; recomendações sobre hábitos de vida e alimentação saudável; pesquisa e controle de novos métodos de treinamento esportivo.
Na atualidade as pessoas buscam, dentre tantos outros hábitos saudáveis, os exercícios físicos e essa especialidade médica é cada vez mais requisitada pelo mercado de trabalho, quer seja de forma autônoma ou para atuar em órgãos públicos ou privados.
A Medicina do Exercício e do Esporte é uma especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.” Desta maneira, se ocupa de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade. Por outro lado, a Medicina Desportiva está direcionada não só a atletas de alto nível mas, também, pessoas não atletas que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde.
Ainda, o exercício físico e a prática desportiva são de uma importância fundamental para o bem-estar das populações e para o tratamento e prevenção de doenças. A adesão à atividade física quer na prática desportiva federada quer como lazer ou prevenção e tratamento de doenças tem aumentado exponencialmente, com as vantagens e os problemas inerentes à prática da mesma.
Todos os nossos cursos de pós-graduação (lato sensu) são registrados no e-MEC e seguem as determinações da resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do CNE/CSE.