1 + 12 de R$ 700,00.
Consulte outras condições
Formar médicos na área da Medicina de Família e Comunidade de forma a orientá-los para que possam a adquirir as competências para ser resolutivo em cenários de prática que contemplem os atributos da atenção primária à saúde, sendo eles, acesso, integralidade, longitudinalidade, coordenação do cuidado, orientação familiar, orientação comunitária, competência cultural e saúde planetária
A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica voltada para a oferta de coordenação do cuidado integral, contínuo e abrangente com foco na valorização do vínculo, a longo prazo, entre o paciente e seu médico de confiança para o manejo dos agravos de sua saúde. O Médico de Família e Comunidade deve ser um coordenador do cuidado em saúde na rede de saúde de um sistema e deve atuar diretamente nos cuidados de saúde na Atenção Primária à Saúde como porta de entrada do sistema.
A Medicina de Família e Comunidade vem crescendo exponencialmente nos últimos cinco anos. Hoje temos cerca de 10.000 Médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, no Brasil. Só no serviço Público temos a necessidade de cerca de 70.000 médicos atuando nessa área, além da necessidade desses especialistas para atuarem no ensino da graduação de Medicina, preceptoria de Residência Médica, na Pesquisa, atuarem na Saúde suplementar e na gestão em Saúde. O Campo de atuação é vasto e precisamos formar Especialistas nessas áreas.
Os cursos de Especialização, existentes, geralmente são focados mais no campo da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, de caráter multiprofissional deixando em plano secundário os conhecimentos, habilidades e atitudes dos médicos. Essa opção também prejudicou o alcance dos resultados esperados comprometendo a capacidade resolutiva nesse âmbito da atenção. O médico de Família e Comunidade também não é adequadamente formado apenas com a junção das clínicas básicas como pediatria, gineco-obstetrícia, medicina interna, cirurgia e psiquiatria. Quando cuida de crianças, adultos, mulheres e pessoas, o Médico de Família e Comunidade o faz sempre a partir da integralidade das necessidades de saúde da pessoa, inseridas em um contexto familiar e comunitário. Atua a partir de um corpo de conhecimentos específicos e mediante a técnicas próprias a esta abordagem.
Todos os nossos cursos de pós-graduação (lato sensu) são registrados no e-MEC e seguem as determinações da resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do CNE/CSE.