PoliCursos

Público Alvo: Médicos, com CRM.

Objetivo: Qualificar os médicos que atuam na Atenção Primária a Saúde desenvolvendo as competências necessárias (conhecimento, habilidade e atitude) para lidar com a prática médica.
Abordar os principais problemas de saúde em serviços de Atenção Primária à Saúde.
Desenvolvimento do raciocínio clínico.
Aumentar sua resolutividade do profissional.

Para ampliar a oferta de serviços médicos em locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade, além de formar médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (1º/8), o Programa Médicos pelo Brasil. A estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta de médicos em municípios onde há os maiores vazios assistenciais na comparação com o programa Mais Médicos, sendo que as regiões Norte e Nordeste juntas têm 55% do total dessas vagas. Ao todo, serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento. (http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45640-18-mil-vagas-para-medicos-pelo-brasil).

Coordenador Científico: Clovis Colares de Castro Filho - lattes: http://lattes.cnpq.br/7273683627060348
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (2006). Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza (2009). Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Associação Médica Brasileira (2010). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2012). Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2014). Especialização em PRECEPTORIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA NO SUS (2016) pelo Hospital Sírio-Libanês. Trabalha como médico concursado da Estratégia Saúde da Família e apoiador da residência em medicina de família e comunidade do município de Praia Grande – SP.

Justificativa: A atuação do médico dentro da Estratégia Saúde da Família tem que superar a visão simplista do processo saúde adoecimento para uma abordagem sistêmica e integral dos indivíduos e suas famílias inseridos dentro do contexto de uma comunidade. O médico da Atenção Primária à Saúde tem que ser um clínico qualificado capaz de resolver 85% das demandas de saúde além de garantir o acesso e o cuidado continuado. A graduação passa a ser insuficiente para desenvolver as competências médicas necessárias para aqueles que desejam atuar de forma resolutiva na Estratégia Saúde da Família. Por este motivo este curso de especialização torna-se uma oportunidade de qualificação profissional, ofertada na modalidade híbrida com encontros presenciais e interações virtuais.

Data de Início

Guarulhos/SP - 28 de setembro de 2019.

Duração

12 meses

Vagas

Mínimo 25 - Máximo 40.

Carga Horária

360 horas

Horário das Aulas

Sábado: 08:00 ás 18:00;
Domingo: 08:00 ás 13:00.

Local das Aulas

Faculdade de Guarulhos - Av. Guarulhos, 1844 - Vila Augusta, Guarulhos/SP.

Investimento

Taxa de inscrição de R$ 500,00 + 18 parcelas de R$ 815,00.
Parcelas reajustadas anualmente. Caso prefira outras formas de pagamento, consultar
Obs.: Tx de inscrição não reembolsável.

Disciplina / Temas do Curso

Fundamentos Da Medicina De Família E Comunitária

Abordagem Comunitária

Planejamento Estratégico Em Saúde

Abordagem Individual

Registro Clínico Orientado Por Problemas

Atenção A Saúde Da Criança E Adolescente

Atenção Ao Ciclo Gravídico-Puerperal E Planejamento Familiar

Atenção A Saúde Da Mulher

Saúde Do Homem

Saúde Do Idoso

Hipertensão Arterial Sistêmica

Síndrome Metabólica

Saúde Mental

Metodologia do Trabalho Científico - 100% EaD

A PÓLIS Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço da IES, credenciada pelo MEC. Os cursos de pós-graduação lato sensu, objeto desta parceria, apresentam-se em conformidade com a Resolução MEC – CNE/CES N° 01 de 06 de abril de 2018.