PoliCursos

Público Alvo: Todas as pessoas que necessitam aprender sobre os aspectos básicos dos primeiros socorros ou que tenham interesse em se preparar para lidar com uma situação de emergência, independentemente da área de formação. Idade mínima: 15 anos.

Objetivo: Capacitar pessoas sem formação na área da saúde a identificar e realizar atendimentos de emergência, com objetivo de aumentar a sobrevida da vítima que aguarda pelo Serviço Especializado ou enquanto é encaminhada para o pronto socorro.
Os Primeiros Socorros são procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de morte, com o intuito de manter sinais e vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxilio ao próximo.
As situações de primeiros socorros são advindas de diferentes questões como: acidentes de trânsito, violências, incidentes, que geram inúmeras consequências para as vítimas envolvidas no processo como: escoriações, torções, ferimentos graves, parada cardiorrespiratória, desmaios e outras.

Justificativa: Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que o socorro chegue e a vítima receba adequada assistência. A necessidade do curso de primeiros socorros é pouco divulgada no Brasil, onde cerca de 37% das mortes de crianças é motivada por causas externas, que são as decorrentes de acidentes como afogamento, intoxicação e quedas, segundo números do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo deste projeto é dar assistência a muitas vidas que poderão ser salvas por meio do aprendizado constante de técnicas de primeiros socorros. Aprender detalhes sobre como salvar uma vida pode significar a diferença entre a vida e a morte de um cidadão.
Além da capacitação em noções básicas de primeiros socorros, o aluno estará atualizado referente ao projeto de lei sancionado como, “Lei Lucas”.

Curso com certificado da PÓLIS CURSOS

Coordenação

Viviane Cristina Henrique Bighetto - Especialista - Mestranda lattes: wwws.cnpq.br/4118077362663217

Data de Início

17 de Agosto de 2019

Vagas

minimo 25 - máximo 50

Carga Horária

10 horas

Local das Aulas

Itatiba

Temas abordados

• Definição de Primeiros Socorros: urgências e emergências;
• Segurança do cenário e socorrista, descoberta do problema, chamada para ajuda;
• Identificação de PCR em adultos e crianças conforme protocolo American Heart Association;
• Ressuscitação Cardiopulmonar conforme protocolo American Heart Association;
• Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (Ovace);
• Tratamento para ferimentos com corte contuso e traumas;
• Cuidados com hemorragias;
• Avaliação primária e secundária no trauma;
• Imobilizações para traumas e lesões;
• Transporte e remoção de vítima;
• Aula prática.
As estratégias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no curso, como dramatização, simulação e estudo de casos, buscam motivar o aluno a participar ativamente do processo de ensino o que contribui para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que serão valiosas para o alcance do melhor resultado de saúde possível nessas situações.