PoliCursos

Público Alvo: Graduados em: Educação Física e Pedagogia.

Objetivo: O curso tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano. Também trabalha a construção das competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização do sujeito.
Preparar o profissional para as funções educacional e clínica psicomotora.
Promover o conhecimento do desenvolvimento psicomotor, analisando os entrelaçamentos físicos, afetivos e cognitivos.
Fundamentar teoricamente o profissional para a prática da avaliação, o planejamento educacional e a clínica.
Discutir as contribuições da Neurociência, das Teorias Construtivistas Cognitivas, da Filosofia, da Psicanálise e as de origem Psicomotora nas intervenções educacionais e clínicas.

Coordenador Científico: Prof. Rodrigo Ferrete dos Santos

Justificativa: A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

Data de Início

Suzano/SP - 17 de Agosto de 2019;
Guarulhos/SP - 28 de Setembro de 2019.

Vagas

Mínimo de 15 alunos, máximo de 50

Carga Horária

420 horas

Horário das Aulas

Quinzenalmente, aos sábados das 8h00 às 18h00.

Local das Aulas

Faculdade UNISUZ - R. José Corrêa Gonçalves, 57 - Vila Sao Jorge, Suzano/SP
Faculdade de Guarulhos - Av. Guarulhos, 1844 - Vila Augusta, Guarulhos/SP.

Investimento

Taxa de inscrição de R$ 250,00, mais:
Opção A: 18 parcelas de R$ 305,00, ou
Opção B: 12 parcelas de R$ 445,00.

Parcelas reajustadas anualmente. Caso prefira outras formas de pagamento, consultar.

Obs.: Tx de Inscrição não reembolsável.

Disciplina / Temas do Curso

Psicogênese da Psicomotricidade

Neurofisiologia e Biomecânica

Desenvolvimento típico: Infância, adolescência, idade adulta e idoso

Jogos Psicomotores

Bases Neurológicas da Psicomotricidade

Distúrbios Psicomotores

Educação Psicomotora

Técnicas de Avaliação Psicomotora

Avaliação Psicomotora

Estudos de Casos

Contribuição de Vygotsky e Wallon no estudo da Psicomotricidade

PROJETOS EDUCACIONAIS I

PROJETOS EDUCACIONAIS II

Metodologia do Trabalho Científico – EaD

A PÓLIS Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço do grupo Universidade Brasil, credenciada pelo MEC. Os cursos de pós-graduação lato sensu, objeto desta parceria, apresentam-se em conformidade com a Resolução MEC – CNE/CES N° 01 de 06 de abril de 2018.